Consumo Seguro

Portugues English
Escolhas inteligentes para uma alimentação saudável.

Dicas

Hipertensão Arterial …. saiba um pouco mais

Por editor • Postado em 02/07/2012

Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos.

A pressão é determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo. A pressão arterial é considerada normal quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassar a 130 e a diastólica (mínima) for inferior a 85 mmHg (milímetros de mercúrio).

A HIPERTENSÃO ARTERIAL é, portanto, a pressão arterial acima dos valores considerados normais, ou seja, acima de 140 (máxima) e 90 (mínima) mmHg, em adultos maiores de 18 anos.

Para a caracterização da doença, é preciso que estes valores sejam frequentes, já que elevações ocasionais podem acontecer devido a preocupações, alimentos, fumo, álcool, exercícios físicos, café, drogas, etc… É importante ressaltar, que quando não tratada e controlada adequadamente, a doença pode levar a complicações que podem atingir outros órgãos e sistemas de nosso organismo.

Estima-se que 10 a 15% da população brasileira seja hipertensa.

Fique atento aos alimentos prontos para consumo, verifique sempre na tabela nutricional a quantidade de sódio presente na porção indicada.

Conforme legislação da ANVISA, recomenda-se a ingestão diária de no máximo 2400 mg de sódio.

Assim, procure limitar o sal (sódio) em sua alimentação. Dê preferência a frutas frescas, verduras, legumes, cereais integrais (aveia, trigo, centeio, etc…) Procure utilizar temperos como o alho, cebola, alecrim, coentro, ervas aromáticas, limão, etc…

Pessoas com hipertensão devem ser acompanhadas por médico, para a indicação de medicação, quando necessário, e por nutricionistas que irão auxiliar na reeducação alimentar.

Comentários

maria da gloria prado rocha em 19/04/2013

Feliz em poder contar com esse apoio. Eu e meu marido somos hipertensos e temos na família diabéticos e celíacos. Consciência e responsabilidade são essenciais no controle de doenças crônicas.Poder contar com orientações seguras facilita o processo.

Carlos Fernando em 09/09/2013

Estou hoje conhecendo esse site e espero que ele me ajude já que sou hipertenso. E nessas horas todo ajuda de forma saudável e confiável é bem vinda.

Faça seu comentário