Consumo Seguro

Portugues English
Escolhas inteligentes para uma alimentação saudável.

Dicas

DIABETES ….

Por editor • Postado em 03/02/2016

Atualmente, o Diabetes é considerado um problema de saúde pública devido ao elevado número de pessoas que apresentam a doença.

Entretanto, quando bem tratado e controlado, permite uma vida perfeitamente normal.

O diabetes mellitus, ou simplesmente diabetes, é um distúrbio no metabolismo que causa uma deficiência total ou parcial de produção de insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas. A insulina tem a função de regular a quantidade de glicose existente no organismo. É através da ação da insulina que a glicose penetra nas células.

No diabetes tipo 1, as células do pâncreas produzem pouca ou nenhuma insulina e o corpo não consegue absorver a glicose do sangue, elevando o seu nível. Neste caso a solução é injeção de insulina subcutânea, para que ela possa ser absorvida pelo sangue e desempenhar as suas funções.

No diabetes tipo 2, embora o organismo produza a insulina, as células musculares e adiposas são incapazes de aproveitar esta insulina secretada pelo pâncreas e assim, utilizar de forma adequada a glicose presente no sangue. É a chamada “resistência insulínica”. Neste caso, o tratamento poderá ser feito através de dietas, exercícios físicos e medicamentos orais, quando necessário. Existem casos em que há a necessidade de combinar todos estes com a injeção de insulina de acordo com a orientação médica.

No diabetes gestacional, o organismo da mulher não produz a quantidade suficiente de insulina para ela e seu bebê, o que desencadeia a doença. Entretanto, seguindo as orientações médicas, o bebê se desenvolve normalmente e após o seu nascimento a mulher volta ao seu estado normal de produção de insulina.

Em todos os casos, uma alimentação equilibrada e adequada é o ponto fundamental do tratamento.

Por isso, consulte sempre seu Médico e se possível tenha a ajuda de um Nutricionista.

 

 

Comentários

Faça seu comentário